Escola de Sargento das Armas aplicou provas do concurso ESA neste domingo, 4, e confirma mais de 149 mil inscritos na seleção.
No último domingo, 4 de setembro, foram aplicadas as provas objetiva e discursiva do concurso ESA 2022/2023. Os locais foram divulgados para acesso dos candidatos.
O concurso é nacional e, portanto, as provas são aplicadas em diversas localidades. As provas ocorrerão de 13h às 17h, sendo compostas por diversas questões e disciplinas, conforme a área pretendida:
- 1ª parte – Prova de Matemática (14 questões para áreas Geral/Aviação e dez para as áreas Música/Saúde);
- 2ª parte – Prova de Português (14 e dez questões, respectivamente);
- 3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
- 4ª parte – Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);
- 5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
- 6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Para ser aprovado no exame, o candidato deverá obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos.
Já na redação, será necessário alcançar nota igual ou superior a cinco.
Concurso ESA reúne mais de 149 mil inscritos
Segundo a Escola de Sargento das Armas, foram recebidas 149.302 inscritos no concurso da ESA de 2022 para ingresso em 2023.
Desse total, são 113.869 concorrendo na lista de ampla concorrência, sendo 87.244 homens e 26.625 mulheres. Além disso, 35.433 concorrem como cotistas, dos quais 27.505 são homens e 7.928 são mulheres.
Os aprovados na primeira etapa de provas ainda serão convocados para as próximas fases, de eventos complementares:
- avaliação de títulos;
- exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
- investigação social;
- exame de aptidão física preliminar;
- revisão médica;
- exame de aptidão física definitivo;
- comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
Por último, será realizado o curso de formação, etapa onde o candidato também pode ser eliminado, a depender do desempenho.
Comentários Recentes